domingo, 30 de dezembro de 2012

PAP _ Esperando o Ano Novo

Primeiro, desejo para minhas queridas amigas um Ano Novo pleno de realizações, saúde , paz e amor. E para fechar o ano  vou mostrar o PAP que vi o ano passado na revista Faça Fácil . Fica interessante para colocar na porta depois do natal e antes do ano novo, é bem simples e ainda dá tempo fazer . Espero que gostem!
Cortei  3 pedaços de papelão 18 x 8,5 cm, encapei com papel adesivo prata, pode ser papel ondulado prata, ou qualquer revestimento prata, até usei tinta acrílica para pintar um pedaço de papel microodulado. A parte traseira da placa fiz com papel branco 17 x 7,5cm  mas só colei no final.
 Cortei em papel com textura branco 2 pedaços de 16 x 8 cme 1 de 14 x 8 cm (para a palavra PAZ).

 Usei os gabaritos de letras de Vlady, a letra maior em papel prata escuro da Metalik, a menor em papel branco com textura delicada, colei uma sobre a outra e pus um cristal na cores azul, lilás e verde.
 Ficou assim.
Agora as borboletas, cortei com furador passei uma camada fina de cola, e passei no glitter ultra fino.


 As flores cortei com furador, lisas e de bolinhas no papel da Metalik nas cores azul, lilás e verde, boleei e depois torci com um palito, colei 3 colocando uma sobre as outras pressionando com o boleador, fiz o miolo com cristal prata em todas.

 Para montar coloquei fita dupla face no verso das placas, passei 1,20 m  de fita de voal dividindo ao meio, depois colei as guardas com cola sobre as fitas para ficar bem seguro. Fiz também um laço triplo da mesma fita para enfeitar.
Depois é só colar as palavras, as borboletas e flores, usei umas folhas compradas prontas, fica assim.
 Em detalhes.


 A versão azul.
 A versão lilás.
A versão verde.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PAP - Estrela

Como prometi, segue o PAP da estrela que fiz no natal, e que se aplica muito bem para as festas de reveilon, misturando com detalhes prata fica uma beleza...Quem me ensinou foi uma amiga, ela pegou da internet, se alguém sabe o site me diga para que eu possa dar os créditos aqui.

 Pode ser feito com papel sulfite,mas com um papel de gramatura maior fica melhor. Cortei 6 quadrados de 21 x 21 cm.

Dobrei ao meio.
 Agora os cortes, são 3 cortes com largura de 2 cm, o corte não deve ir até o fim da diagonal deixei 0,5 cm a partir da borda, o desenho abaixo mostra os detalhes.
 Fica assim. Observem que na dobra do meio o papel fica emendado. 

 Peguei a parte central e colei as pontas opostas, usei cola branca segurei um pouco para colar. Pode ser usada outra cola mais rápida.

  


 Peguei o segundo pedaço virei para o outro lado e colei as pontas opostas.


  Fiz isto novamente com o terceiro pedaço, lembrar de alternar os lados.

  No quarto pedaço, também colei as pontas opostas, termina assim, uma dobra para um lado, outra para o outro até o final.


Com as seis partes com as dobras coladas, é a vez de colar as seis entre elas. a ponta e a    parte do meio como mostrado a seguir. 




  Feito isso é colar as outras até fechar, rápido e simples. O corte é a parte mais trabalhosa, mas o resultado é fantástico quando agrupamos mais de 3. Agora é passar um fio de nylon, colocar uma bola ou outro detalhe colado no centro e pendurar em alturas diferentes. Na foto abaixo Nina observa a montagem.
  Resultado final. 

Espero que tenham gostado. Amanhã tem mais....

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que fiz para o Natal...

Meninas espero que tenham passado um natal de luz com os seus. Andei sumida fazendo  mil trabalhos, mas não deixei de fazer coisinhas para decorar nosso ambiente natalino aproveitando todas as técnicas que aprendi nestes anos de artesanato.
Um móvel antigo que foi estante na minha infância, todo de ferro, era um compartimento para cada irmão, queríamos colocar as lembrancinhas da festa, solução: colei tecido natalino e fitas na parte da frente. 



De última hora quis fazer uma árvore genealógica com fotos de toda família, desde o nosso bisavô. Vocês sabem que adoro usar CD's inutilizados, então revelei as melhores fotos e colei sobre os CD's, montei de acordo com a ordem de nascimento, colei em uma parede enorme, foi um sucesso...


E as estrelas? Minha amiga Marta viu na Internet e me ensinou a fazer,amanhã vou mostrar o passo a passo, combina perfeitamente comas festas de reveillon...


Usei uma tela com base de tinta esponjada verde, estrela de papelão com glitter, tronco de rolinhos de papel craft de envelopes, depois foi só sujar as mãozinhas das crianças e carimbar, eles mesmos assinaram... Sobre a mesa porta guardanapos feitos com papel de scrap, laços e cristais que comprei de Pathy.

Usei uma gaiola de metal, enchi de lâmpadas, colei borboletas depois colei um papel noel lá em cima, colei bolinhas em torno da janela e da porta, presentinhos e sapatinhos na janela, e assim ficou o cenário para encantar as crianças.



Nossa família é muito grande, e tivemos perdas ao longo destes anos, dois irmãos de forma trágica, meu pai e mãe também já foram, avós , tios, bisavós. Queríamos muito todos conosco, assim resolvemos montar um cantinho da saudade, com o que aprendi no photoshop, escaneei fotos antigas, tratei e revelei, montei em porta retratos antigos, um quadro de estimação de meu pai, a toalha que era usada nos natais da infância, porta jóias e anjinho de minha mãe, lâmpadas dentro de vasos para dar o clima de natal, foi emoção para todos.